DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Remédios caseiros contra Depressão

Manuel Reis – Enfermeiro

O chá de hipericão, a vitamina de banana com nozes e o suco de uva concentrado são ótimos remédios caseiros para ajudar no combate ao estresse, ansiedade e depressão porque contêm propriedades que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso.

A ansiedade e a depressão são caracterizadas por momentos em que a pessoa se sente angustiada e sem vontade de fazer suas tarefas diárias, sem forças para trabalhar ou estudar, por exemplo. A tristeza profunda e a incapacidade de se sentir bem e motivado também podem indicar que a pessoa está deprimida e estes remédios caseiros podem ser indicados para fazer a pessoa se sentir melhor, sendo úteis contra depressão leve ou moderada.

  1. Chá de Hipericão

O hipericão, Hypericum perforatum L., também conhecido como erva-de-são-joão, possui propriedades que agem como anti-depressivo natural em transtornos psicoativos aliviando sintomas comuns como mau humor de carácter depressivo, ansiedade e agitação nervosa, por exemplo.

Ingredientes

  • 2g de folhas e galhos secos de hipericão;
  • 1 litro de água.

Como fazer

Ferva a água e coloque num recipiente com as folhas de hipericão. Tampe, deixe amornar, coe e beba a seguir. Pode-se adoçar a gosto. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.

O hipericão tem sido considerado como medicamento de primeira-linha no tratamento da depressão leve à moderada. Seu uso está particularmente indicado quando os medicamentos antidepressivos clássicos são mal tolerados e também no tratamento de sintomas psíquicos da menopausa.

Cuidados ao utilizar hipericão

Embora tenha um excelente efeito em estados depressivos, o hipericão também afeta o funcionamento de vários medicamentos, especialmente aqueles que atuam no sistema nervoso, como antidepressivos, antipsicóticos, antiepiléticos ou ansiolíticos, por exemplo.

Assim, o hipericão só deve ser utilizado por quem não toma qualquer tipo de remédios ou sob orientação do médico.

  1. Vitamina de Banana

Esta vitamina de banana com nozes é uma excelente forma de tratar naturalmente casos mais leves de depressão, isto porque tanto a banana como as nozes contêm substâncias, como triptofano, que afetam os níveis cerebrais de serotonina, favorecendo o bom humor, espantando a tristeza e a depressão.

Ingredientes

  • 1 copo de iogurte natural;
  • 1 banana madura;
  • 1 punhado de nozes;
  • 1 colher de sobremesa de mel.

Como fazer

Bata no liquidificador o iogurte e a banana e depois acrescente as nozes picadas e o mel, mexendo suavemente. Tome esta vitamina no café da manhã diariamente, e para um melhor efeito, complete o tratamento usando todos os dias a biomassa de banana verde.

  1. Chá de Açafrão

O açafrão, de nome científico Crocus sativus, é uma planta que tem demonstrado efeito sobre a depressão, estabilizando o humor e combatendo o excesso de ansiedade. Esse poder parece estar relacionado principalmente com a sua composição rica em safranal.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de açafrão;
  • 500 ml de água;
  • 1 limão.

Como fazer

Junte o açafrão na água e depois esprema o suco do limão para dentro da mistura. Por fim, leve ao fogo, deixe ferver por cerca de 5 minutos, coe e beba a mistura dividida em 2 vezes por dia.

Além disso, é ainda possível tomar suplementos com açafrão em cápsula, sendo que a dose indicada por dia é de aproximadamente 30 gramas. Outra opção é adicionar açafrão regularmente na comida, como no arroz, por exemplo.

Cuidados ao utilizar o açafrão

Embora tenha prometedores resultados, ainda existem poucos estudos sobre uso do açafrão para tratar a depressão em humanos. Além disso, sabe-se que doses muito elevadas dessa planta podem ser tóxicas para o organismo, assim deve-se evitar usar açafrão em excesso ou tomar mais de 60 mg desse suplemento por dia.

  1. Suco de Concentrado de Uva

O suco de uva concentrado é uma outra forma de combater a depressão e a ansiedade de forma natural, sendo útil para acalmar os nervos e se sentir melhor porque o resveratrol presente na fruta melhora a circulação sanguínea e a oxigenação cerebral.

Além disso, o resveratrol também parece regular os níveis naturais de serotonina, que é o principal responsável pela sensação de bem-estar.

Ingredientes

  • 60 ml de suco de uva concentrado;
  • 500 ml de água.

Como fazer

Misture os ingredientes e tome 1 copo regularmente, antes de dormir. Apesar de ser possível fazer o suco de uva usando as frutas frescas a concentração de resveratrol é maior no suco concentrado e por isso este é o mais indicado para o tratamento. No entanto, o refresco de uva que pode ser encontrado em forma de pó nos supermercados não tem o mesmo efeito.

Segundo alguns estudos, a biodisponibilidade do resveratrol parece ser maior quando associada à piperina, o principal composto da pimenta. Assim, pode-se tentar adicionar uma pequena quantidade de pimenta preta a este suco, por exemplo, para aumentar o efeito do resveratrol contra a depressão.

  1. Chá de Damiana

A Damiana, conhecida cientificamente como Turnera diffusa, é uma planta adaptogênica que ajuda a diminuir os sintomas de depressão, já que suas folhas contêm substâncias ativas capazes de aliviar os sintomas físicos e mentais do estresse, além de melhorar o sono e todo o bem-estar psicológico.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas de Damiana picadas;
  • 500 ml de água.

Como fazer

Junte os ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Depois coe e beba 2 xícaras por dia, por pelo menos 30 dias.

Cuidados ao utilizar Damiana

Esta planta ainda não está completamente estudada e, por isso, seu uso não deve exceder o uso indicado. Além disso, deve ser evitada por grávidas e também por diabéticos, já que pode causar desregulação dos níveis de açúcar no sangue.

  1. Chá de raiz de Valeriana

A Valeriana é uma planta medicinal bastante utilizada que ajuda a regular o sono, permitindo que o cérebro entre em um ciclo de atividade e repouso que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade do dia-a-dia.

Assim, este chá é perfeito para complementar o efeito dos outros remédios caseiros, especialmente no caso de pessoas com problemas de sono.

Ingredientes

Modo de preparo

Adicionar a raiz de valeriana em uma panela com a água e deixar ferver por, aproximadamente, 15 minutos. Após apagar o fogo, tampar a panela e deixar o chá em infusão por mais 15 minutos. Coar e beber 1 xícara 30 minutos a 1 hora antes de dormir.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar