Destaque

Dia do Rádio: relembre a história do veículo de comunicação mais popular entre os brasileiros

Companheiro, divertido, informativo e presente em todos os momentos, o rádio continua sendo um amigo inseparável dos brasileiros e, neste dia tão especial, vamos relembrar a história do veículo de comunicação que alcança 89% da população.

Dia 25 de setembro é celebrado o dia nacional do rádio. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”.

A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência do país. Na época, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a transmissão de músicas e também do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Após um ano, Roquete Pinto fundou a primeira emissora de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Apesar do rádio ter sido patenteado pelo cientista e inventor italiano Guilherme Marconi, no início do século 20, há razões para o rádio ser considerado brasileiro, visto que o padre e cientista gaúcho, Robert Landel de Moura, havia realizado experiências semelhantes antes do italiano.

Entre 1901 e 1904, o padre foi aos Estados Unidos e por lá patenteou inventos, como um transmissor de ondas. Mas, sua patente era limitada e, infelizmente, perdeu a validade. Por isso, Marconi ficou com a fama.

Atualmente, mais de 9 mil emissoras operam em todo o território brasileiro com um alcance de 89% da população brasileira, de acordo com os dados do Ibope Media.

Vale lembrar que neste mês, já celebramos o dia do radialista, que era comemorado em 21 de setembro. Mas uma lei alterou a data para 7 de novembro.

 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar