DestaqueInformação

Frio intenso vai atingir mais de 30% de Minas; alerta é para cuidado reforçado com a saúde

Uma a cada três cidades mineiras pode registrar frio intenso pelo menos até amanhã.

Em alguns municípios, as baixas temperaturas seguem até sexta. O alerta vale para 274 localidades. Médicos e autoridades reforçam a necessidade de atenção especial, principalmente para moradores de rua, idosos e crianças.

A previsão é de 5°C em algumas regiões. No Sul de Minas, há possibilidade de geada e temperaturas negativas. Cidades da Grande BH, como Lagoa Santa e Taquaraçu, também estão na lista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar de não estar na previsão de frio intenso do Inmet, Belo Horizonte terá dias gelados nesta semana. A capital terá máxima variando entre 20°C e 24°C, e mínima entre 8°C e 16°C. Já a umidade relativa do ar pode chegar aos 20% na quarta-feira (18), bem abaixo do ideal avaliado pela Organização Mundial da Saúde, entre 40% e 70%.

A mudança no tempo ocorre em decorrência da formação e deslocamento de uma frente fria pelo país, que ainda pode provocar chuvas em Minas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e algumas áreas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone 199, em caso de ocorrências.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) emitiu comunicado alertando que o período exige atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças.

“É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias”, informou o órgão, que ainda reforçou a necessidade de cuidados com animais domésticos.

“Precisamos que todos se mobilizem, as defesas civis municipais, em parceria com os demais órgãos do sistema nacional, para que possamos mitigar os riscos e atender as populações mais vulneráveis”, disse o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

 

 

 

Fonte:hojeemdia.com

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar