DestaqueInformação

Aumento de casos suspeitos de hepatite reforça importância da vacinação contra doença em Minas

Com o avanço do número de casos de hepatite em Minas, o Governo reforça a importância da vacinação contra a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, 51 casos da doença foram notificados, de acordo com a última atualização. Desses, 47 estão sendo monitorados e quatro já foram descartados. Até o momento, nenhum caso foi confirmado. Em Minas, o levantamento aponta sete pacientes em monitoramento e um caso descartado.

Diferentemente do que diz o ministério, a SES-MG informou que até a manhã desta terça-feira (17), três casos foram descartados no Estado, sendo dois em Montes Claros, no Norte de Minas, e um em Divinópolis (1), na região Centro-Oeste. Outros cinco seguem em investigação: dois em Belo Horizonte; dois em Juiz de Fora, na Zona da Mata; e um em Montes Claros.

As vacinas contra os tipos A e B de hepatite são oferecidas pelo SUS e estão disponíveis nos postos de saúde de todo o estado. A imunização contra a hepatite B é oferecida para toda população independente da idade. Já a da hepatite B está disponível para crianças a partir de 15 meses a 4 anos.

Em 2021, a imunização ficou abaixo da meta de 95% preconizada pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Contra o vírus B o percentual ficou em 68,55% em crianças com menos de 30 dias de vida e atingiu 75,95% em crianças menores de um ano de idade. Já a cobertura contra o tipo A da doença atingiu  76,46%.

Para o tipo C não há vacina, mas existe tratamento. Os medicamentos são gratuitos e podem ser retirados nos 73 Serviços de Atendimento Especializado (SAE) e Unidades dispensadoras de medicamentos (UDM) em Minas Gerais, de forma rápida e segura.

A hepatite é uma doença infecciosa que pode provocar inflamação no fígado e levar à morte. Os pacientes apresentam febre, fraqueza, mal-estar, dor e desconforto abdominal, além de enjoos, urina escura, perda de apetite, olhos e pele amarelados (Icterícia) e fezes esbranquiçadas.

As hepatites mais comuns em Minas Gerais são causadas pelos vírus A, B e C. No ano passado, foram registrados 38 casos de hepatite A, 706 casos do tipo B e 831 casos de hepatite C no estado. Em 2020, foram 28 casos do tipo A, 576 casos do tipo B e 831 do tipo C.

Fonte:hojeemdia.com

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar