DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Dicas de saúde para ter uma vida mais equilibrada (2)

Desenvolver o hábito da leitura e dos estudos

Exercitar o corpo é uma forma de ser mais saudável, e isso todos sabemos. Mas exercitar a mente também significa ter mais disposição e saúde. Por isso, é importante se manter atualizado, fazer cursos e se dedicar aos estudos e leituras, mesmo que sua vida profissional não dependa disso.

De todo modo, aprender é sempre uma boa forma de estimular as funções cerebrais, e isso auxilia na prevenção de diversas doenças.

Pense em algo que você sempre quis aprender, mas acabou deixando de lado… Quem sabe este seja o momento de tirar os planos da gaveta e desenvolver uma nova habilidade?

Não praticar a automedicação

A ingestão de medicamentos por conta própria é uma prática muito comum, bem mais do que deveria. Seja um simples comprimido para dor de cabeça, ou até mesmo um “remédio para dormir” que algum amigo ou familiar cedeu para ajudar em alguma fase mais estressante, em algum momento acabamos por ingerir medicamentos sem prescrição.

Mas a automedicação é um mau hábito que deve ser abandonado, em prol de uma vida mais saudável. Pois mesmo os medicamentos mais “inocentes”, podem desencadear reações inesperadas, crises alérgicas ou, em alguns casos, deixar de fazer efeito devido à ingestão frequente.

Ao invés disso, faça consultas de rotina com seu médico e pergunte a ele quais medicações podem ser utilizadas nos casos mais simples, como dores de cabeça, má digestão, etc.

Realizar seus exames de rotina

Para fechar as dicas de saúde, seguindo o que foi dito acima, é fundamental manter em dia o check up médico e os exames de rotina.

Mesmo que você não tenha nenhum diagnóstico de doenças que necessitem de acompanhamento, os exames preventivos servem justamente para evitar que um problema de saúde se agrave.

Por isso, faça consultas regulares e realize seus exames de rotina regularmente.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar