DestaqueShow da AmizadeVida & Saúde

As principais doenças de pele

Vida & Saúde

Alopecia Areata

É caracterizada pela queda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. Após a perda dos fios, o cabelo geralmente nasce branco, mas depois volta a cor normal. Concomitante à alopecia, é comum ter outras doenças associadas, como o vitiligo e distúrbios da tireoide, por exemplo. Não é considerada uma doença grave nem contagiosa.

Causa: Apesar de sua causa não ser totalmente conhecida, o que se sabe é que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, causando a perda dos fios de forma abrupta. O estresse também é um fator que contribui para o seu surgimento.

Tratamento: A alopecia pode ser tratada com injeções de cortisona, minoxidil tópico, entre outros medicamentos, dependendo da extensão da doença e da estabilidade. A Dra. Ana Carolina acrescenta que como a causa da doença não é conhecida, não é possível preveni-la. “Porém, sabemos que a diminuição do estresse contribui de forma importante para a prevenção. Usar maquiagens, lenços e perucas para disfarçar a área de rarefação também ajuda o paciente a evitar constrangimentos”, explica a especialista.

Fonte: www.revistadamulher.com.br

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar