DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Anemia causada por outras doenças

Algumas doenças podem afetar a capacidade do corpo de fazer glóbulos vermelhos. Por exemplo, alguns pacientes com doença renal desenvolvem anemia por falta da eritropoietina, não conseguindo sinalizar a medula óssea que ela deveria fazer novos ou mais glóbulos vermelhos.

A quimioterapia utilizada para tratar vários tipos de câncer também prejudica a capacidade do corpo de fazer novos glóbulos vermelhos, podendo causar a anemia.

Anemia por excesso de destruição ou anemia hemolítica

Em pessoas saudáveis, os glóbulos vermelhos vivem cerca de 120 dias antes de serem descartados pelo organismo. Na anemia hemolítica, os glóbulos vermelhos no sangue são destruídos antes do tempo normal, sem dar tempo de serem repostos pela medula óssea.

A anemia hemolítica também tem sua forma autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico identifica erroneamente seus próprios glóbulos vermelhos como corpos estranhos, desenvolvendo anticorpos que atacam as hemácias, destruindo-as muito prematuramente.

Anemia falciforme

A anemia falciforme é um tipo de doença hemolítica hereditária (passa dos pais para os filhos), caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

É importante não confundir a anemia falciforme com a anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro. A segunda é muito mais comum (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro). Confira os sintomas e tratamento para anemia falciforme.

Anemia por perdas sanguíneas excessivas

Nesse tipo de anemia, estão incluídas as anemias por perdas agudas, como as que acontecem em um acidente ou em hemorragias. As perdas crônicas podem ser bem enganadoras, porque acontecem lentamente, passando pouco percebidas e permitindo que nosso corpo se adapte à baixa da hemoglobina, que às vezes pode ser bem grave.

Exemplos desse tipo de anemia ocorrem em adolescentes e mulheres jovens, em que a menstruação pode ter um fluxo excessivo. Há também pequenas perdas crônicas, que podem acontecer por câncer de intestino, por exemplo. Essas perdas crônicas levam a uma baixa de hemoglobina por deficiência de ferro.

Sintomas de Anemia

Os sintomas de anemia são inespecíficos, necessitando-se de exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico. Entretanto, os principais sinais físicos da anemia são:

Fadiga generalizada; Anorexia (falta de apetite); Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas); Olhos amarelados (nas anemias hemolíticas); Menor disposição para o trabalho; Dificuldade de aprendizagem nas crianças; Falta de ar; Tontura; Dor no peito; Mãos e pés frios; Dor de cabeça; Apatia (crianças muito “paradas”); Vontade de comer substâncias não alimentares, como gelo ou arroz cru; Formigamento nas mãos e pés.

 

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar