DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Manchas roxas na pele: o que podem ser?

Sangramentos espontâneos e hematomas que surgem no corpo sem explicação são sintomas característicos de distúrbios hemorrágicos – que fazem com que um indivíduo sangre com maior facilidade ou por mais tempo do que o esperado. Esses sinais, na verdade, são especialmente relacionados à hemofilia adquirida, condição que ainda é pouco conhecida pela população.

Em termos práticos, existem dois tipos de distúrbio hemorrágico: os hereditários e os adquiridos ao longo da vida. Portanto, a hemofilia adquirida, como o próprio nome já indica, se encaixa no segundo grupo. A hemofilia adquirida é uma doença autoimune, que surge a partir da produção de anticorpos contra o fator VIII da coagulação – proteína essencial para controlar o sangramento quando ocorre alguma lesão vascular.

Isso causa prolongamento do tempo de coagulação, ou seja, o sangramento leva mais tempo para cessar.

Além disso, os sangramentos de uma pessoa com hemofilia adquirida podem ser inesperados, ou seja, podem não ser causados por lesão ou corte na região, e costumam acontecer pela boca, nariz, urina, fezes e músculos. Há registros até mesmo de sangramentos nas articulações e no sistema nervoso central, principalmente no cérebro.

Na maioria das vezes, a hemofilia adquirida aparece sem uma causa aparente, mas também existem algumas condições que podem desencadear esse distúrbio, como: doenças autoimunes, câncer, doenças de pele, uso de certos medicamentos e gravidez.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar