DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Os tipos de dor de cabeça (I)

Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. A maioria não é resultado de uma doença grave, mas algumas podem resultar de uma condição com risco de vida que requer cuidados de emergência.

Cefaleia primária

Uma dor de cabeça primária ou cefaleia primária é causada por problemas com hiperatividade ou a partir de estruturas sensíveis à dor em sua cabeça.

A cefaleia primária não é um sintoma de alguma outra doença. Ou seja, a dor de cabeça, neste caso, é o mal por si só.

Entre os gatilhos para cefaleia primária estão atividade química cerebral alterada; nervos ou vasos sanguíneos do crânio contraídos; ou músculos da cabeça e pescoço contraídos. Também pode ser causada por uma combinação desses fatores.

 

Algumas pessoas podem carregar genes que os tornam mais propensos a desenvolver essas dores de cabeça.

As cefaleias primárias mais comuns são: Cefaleia em salvas; Enxaqueca e enxaqueca com aura; Cefaleia tensional.

Há outros padrões de dor de cabeça que são geralmente considerados primários, mas são menos comuns. Afinal, têm características distintas, como uma duração incomum ou dor associada a uma determinada atividade.

Embora essas dores de cabeça sejam geralmente consideradas primárias, cada um delas pode ser um sintoma de uma doença subjacente.

Essas dores de cabeça incluem: Cefaleia diária e crônica; Dor de cabeça associada à tosse; Dor de cabeça associada ao exercício; Dor de cabeça associada ao sexo.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar