Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde

Conheça um pouco mais da história do seu artista preferido!

Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento iniciou no dia 11 de junho a última turnê da carreira, ele anunciou que não vai mais fazer shows, mas vai continuar compondo e cantando. É a turnê de despedida daquele que é considerado um dos maiores cantores da história da música brasileira e mundial.

Criado em Minas Gerais, o cantor e compositor é responsável por um repertório inovador e se tornou influente no mundo inteiro. Ao contrário do que muita gente pensa, Milton Silva Campos do Nascimento não é mineiro, ele nasceu em uma favela na Tijuca, no Rio de Janeiro. Abandonado pelo pai, foi criado pela mãe, Maria do Carmo do Nascimento, que trabalhava como empregada doméstica.

Antes de completar dois anos, Milton ficou órfão de sua mãe e foi levado para morar com a avó em Minas Gerais. Ela também trabalhava como empregada doméstica, na casa da professora de música Lília Silva, que não conseguia ter filhos. Apegada à criança, Lília e seu marido Josino Campos, dono de uma estação de rádio, conseguiram permissão da avó para adotá-la. Assim, aos seis anos de idade, Milton Nascimento foi  com a família para Três Pontas, Minas Gerais. Ele acabou sendo o primeiro de quatro irmãos e sempre soube que havia sido adotado.

A primeira canção gravada profissionalmente por Milton Nascimento foi “Barulho de Trem”, em 1962. No ano seguinte, ele partiu para Belo Horizonte, onde pretendia estudar Economia. Porém, a paixão pela música prevaleceu. Nesta época, Milton se envolveu com vários projetos: com Wagner Tiso, ele montou o conjunto Holiday e gravou um compacto duplo. Com o baterista Paulinho Braga, criou o Berimbau Trio e com o pianista Marilton Borges, fundou o conjunto Evolusamba. Foi durante os ensaios que o cantor conheceu os irmãos Márcio e Lô Borges, além dos músicos Beto Guedes e Fernando Brant, com quem mais tarde formaria o Clube da Esquina.

Milton conheceu Elis Regina, que gravou Canção Do Sal, primeira música do compositor a se tornar nacionalmente conhecida. Em 1967, Milton teve três canções classificadas no Festival Internacional da Canção: Maria, Minha Fé, Morro Velho e Travessia. Esta última ficou em segundo lugar na competição e ainda o consagrou como o melhor intérprete. Com uma longa trajetória de sucesso, Milton Nascimento lançou mais de 30 álbuns e gravou com inúmeros artistas nacionais e internacionais. Ao longo de sua carreira, o artista compôs trilhas para o cinema e o teatro e conquistou prêmios importantes, incluindo quatro Grammy.

 

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar