DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Como o pedestre pode evitar acidentes na rua?

Ontem, vimos que a relação entre celular e pedestre nem sempre é positiva.  Deixar o smartphone na bolsa enquanto caminha é uma atitude voltada para a própria segurança, assim como outras a seguir:

Certifique-se de ser visto pelos motoristas

Lembre-se de que dirigir exige atenção em diversas coisas ao mesmo tempo, mesmo entre os condutores experientes. Por isso, evite obstáculos que prejudiquem a visibilidade do motorista ou sair de uma loja bruscamente para a rua, por exemplo — quem está no volante pode não ver a tempo de reduzir a velocidade.

Procure caminhos mais seguros

Se você tem mais de uma opção de trajeto para o seu destino, prefira sempre os caminhos mais seguros — com um fluxo menor de carros transitando em velocidades mais baixas. Pistas muito movimentadas oferecem mais riscos de acidentes aos pedestres.

Observe a estrutura da via e os sinais de trânsito

Há calçadas, passarelas, faixas ou vias exclusivas? Se sim, faça uso dessas estruturas. No mesmo sentido, assim como o motorista, o pedestre também deve ficar atento aos sinais de trânsito: semáforos e placas existem justamente para tornar a mobilidade humana mais segura.

Tenha muita atenção

Por último, tenha atenção redobrada. Para tanto, lembre: a dupla celular e pedestre não combina muito, pois mexer no aparelho ou mesmo ouvir música enquanto se desloca é quase sempre sinônimo de concentração dividida — o que é potencialmente perigoso.

Como vimos, a relação entre celular e pedestre é bastante perigosa para a mobilidade humana. Por isso, vale a pena repensar o uso do aparelho ao realizar algum trajeto a pé, além de observar outras atitudes que possibilitam um deslocamento mais seguro.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar