Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!

Roberto Frejat

Roberto Frejat, conhecido por Frejat, nasceu no Rio de Janeiro em 1962. Compositor, guitarrista, cantor, produtor. Em 1981, é aluno de geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acumula a função de guitarrista em três bandas de garagem quando integra a primeira formação do conjunto Barão Vermelho, com Cazuza no vocal, Guto Goffi na bateria, Maurício Barros nos teclados e Dé no baixo. Frejat passou a se dedicar somente ao Barão Vermelho, em que se torna compositor principal ao lado do letrista Cazuza.
O primeiro álbum, Barão Vermelho (1982), recebe atenção e elogios da mídia, mas tem vendagens medianas. Barão Vermelho 2 (1983) emplaca após Ney Matogrosso gravar Pro Dia Nascer Feliz, que em seguida faz sucesso na versão original da banda. Ganha enfim projeção nacional ao participar da trama e da trilha sonora do filme Bete Balanço. No mesmo ano, lança o álbum Maior Abandonado. Apresenta-se no festival Rock in Rio, em 1985, ano em que Cazuza se desliga da banda. Frejat passa a acumular as funções de guitarrista e vocalista do Barão Vermelho, e divide o processo de composição com os demais integrantes e com parceiros convidados.
Em 2001, Frejat se lança em carreira solo, com aposta em baladas roqueiras de teor romântico, distantes da ênfase no blues e no hard rock do Barão Vermelho. Frejat atua também como produtor de alguns discos próprios, do Barão Vermelho e da banda Inocentes. De outros artistas, produz Rei, 1994, um tributo a Roberto Carlos, com bandas convidadas como Pato Fu e outros. Frejat tornou-se uma das vozes mais conhecidas do rock brasileiro ao assumir também o posto de vocalista no Barão Vermelho. Cantor de impostação firme, dicção perfeita e timbre grave, recorre muitas vezes ao canto falado, fazendo pouco uso do canto gritado, tão comum ao gênero do rock.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar