DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Adoção de hábitos saudáveis engloba o tratamento de menopausa

Além da reposição hormonal, mudanças são necessárias nos hábitos de vida — especialmente se eles forem prejudiciais à saúde. Isso envolve a realização de atividades físicas, dieta balanceada e suplementação adequada para a menopausa.

“Em virtude das mudanças hormonais que ocorrem no organismo, será preciso turbinar o prato, porque o metabolismo fica mais lento.  Inevitavelmente, para não ganhar peso, será preciso ingerir menos calorias e aumentar a atividade física”, aponta Mariana.

Além de contribuir para o alívio dos sintomas, a prática de exercícios também é fundamental para manter o organismo e os ossos saudáveis e fortes, prevenindo problemas comuns na menopausa, como a osteoporose.

“Praticar atividade física acelera o metabolismo, favorece a queima de gordura localizada, ajuda a regular o sono e fortalecer a musculatura. Além de tudo isso, os exercícios minimizam as perdas de massa magra, provenientes do envelhecimento. Como consequência, devolvem a estabilidade e o equilíbrio — e as quedas são um grande problema quando envelhecemos”, esclarece a especialista.

Existem contraindicações ao tratamento de menopausa?

A terapia de reposição hormonal é contraindicada para pessoas em tratamento de câncer de mama, pois esta é uma doença hormônio dependente — isto é, seu desenvolvimento está associado diretamente ao hormônio estrogênio. Ela também não pode ser feita em casos de trombose e hipertensão não controlada.

Nesses casos, existem alternativas para tratar os sintomas, como o uso de fitoterápicos, antidepressivos, laser vaginal (em casos de secura vaginal) e medidas saudáveis de vida. Mas, lembre-se: apenas um especialista pode indicar os medicamentos mais adequados. Não se automedique!

Fonte: www.minhavida.com.br

 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar