DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Perigos das redes sociais: sinais de dependência e como diminuir uso

Em meio a uma rotina corrida, o celular se tornou uma ferramenta prática para adquirir informação e, principalmente, entretenimento. No entanto, é essencial se atentar aos excessos e entender até que ponto o uso das redes sociais está sendo feito de forma saudável.

Segundo Livia Beraldo, psiquiatra do Hospital Santa Paula (HSP), sentir a necessidade de estar conectado, mesmo sem motivos específicos, e mudanças drásticas no humor ao usar as redes — seja euforia ou tristeza profunda, pode ser um forte sinal de alerta.

Quais os sinais de dependência das redes sociais?

A psiquiatra explica que a dependência em redes sociais pode apresentar diferentes sinais. Normalmente, o indivíduo tende a:

Se colocar em situações arriscadas, entrando nas redes sociais quando está em reuniões de trabalho, por exemplo

Apresentar agressividade ou desespero quando não consegue acessar as redes sociais; Atualizar o perfil várias vezes ao dia; Deixar de dormir, trabalhar ou ter momentos de lazer para se manter conectado às redes sociais; Ter mais amigos virtuais do que pessoas no mundo real; Ter necessidade de registrar nas redes sociais diferentes momentos do próprio dia; Usar as redes sociais para esquecer problemas pessoais; Tentar reduzir todos esses comportamentos e não conseguir. (tema segue amanhã)  www.minhavida.com.br

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar