DestaqueInformação

Mais de 270 mil motoristas das categorias C, D e E têm exames pendentes em Minas

Prazo para realização vence no fim feste mês

Termina no dia 30 deste mês o prazo para realização do exame toxicológico exigido para motoristas das categorias C, D e E, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre julho e dezembro. Em Minas, 274 mil condutores estão com os exames pendentes.

A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no início do mês, em todo o país, 3,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E ainda não realizaram o exame toxicológico.

Condutores dessas categorias com validade da CNH entre janeiro e junho tiveram prazo até o dia 30 de março para fazer o exame. A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), alerta que os motoristas que ainda não realizaram o toxicológico devem solicitar a coleta em um laboratório credenciado pela Senatran para regularizar a situação. O exame só pode ser utilizado por 90 dias, a partir da coleta da amostra.

Veja como verificar se o exame toxicológico está em dia:

  • Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT);
  • Acesse a área do condutor da CDT;
  • Clique no botão “Exame toxicológico”;
  • Verifique se o prazo para realização está vencido;
  • Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados pela Senatran e faça a coleta para a realização do exame toxicológico.

 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar