DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Cuidado com o uso do celular andando pelas ruas

Celular e pedestre: o que pensar dessa relação? Provavelmente, você já respondeu uma mensagem, leu um e-mail ou gravou um áudio enquanto caminhava pela cidade, não é mesmo? Esse é um comportamento relativamente comum no contexto digital em que estamos inseridos.

Nesse sentido, temos a impressão de que a mobilidade não é prejudicada. Afinal, continuamos andando normalmente, inclusive, muitas vezes, no mesmo ritmo. No entanto, o perigo está na divisão de atenção.

Quando você está conversando pessoalmente com alguém enquanto caminha, a atenção já é um pouco prejudicada. Com os olhos fixos no celular, o problema se torna ainda mais sério. E não se engane: mesmo os mais focados não saem imunes.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), pedestres que utilizam o celular para ler, digitar, falar ou ouvir música têm 80% mais chances de sofrerem algum acidente.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidade Northern Arizona, em 2017, observou o comportamento de pedestres em cruzamentos de Nova York e de Flagstaff. As gravações mostraram que cerca de 12,3% do total de pessoas caminhava enquanto usava o celular de alguma forma.

O estudo mostrou ainda que, do público observado, 23% ultrapassou o sinal vermelho e 6% atravessou fora da faixa. Isso evidencia que há muitos riscos no trânsito relacionados à falta de atenção de pedestres, e um dos fortes motivos é o uso de celular.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar