DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Quais os sintomas da menopausa?

Os primeiros sintomas de menopausa podem ser percebidos a partir dos 44 anos de idade e a intensidade varia de acordo com o período do climatério. Entre os mais comuns, destacamos:

Ondas de calor, conhecidas como fogacho – Alterações de humor  – Diminuição da libido – Ressecamento vaginal – Sudorese noturna – Dificuldade para dormir  – Ganho de peso não-intencional – Desaceleração do metabolismo  – Dor de cabeça.

As mudanças hormonais, circulatórias e sanguíneas do período podem prejudicar (e muito!) a qualidade de vida — especialmente em função das ondas de calor, que estão associadas a má qualidade do sono, irritabilidade, dificuldade de concentração e fadiga.

A menopausa mais intensa também pode aumentar o risco de doenças cardíacas, em função da queda dos níveis de estrogênio. Entre outras funções, ele é responsável por proteger as artérias da formação de placas de gordura, o que diminui o risco de obstrução — quadro causador do infarto.

“Devido a redução dos níveis hormonais, surge a alteração de massa muscular, por conta da progesterona, além das alterações de pele e cabelo; e da lubrificação vaginal, em consequência da baixa do estradiol, também responsável pela saúde cardíaca. Já com a diminuição da testosterona, que regula o metabolismo da glicemia, o risco de ter diabetes aumenta”, explica Mariana Rosário, ginecologista, obstetra e mastologista do Hospital Albert Einstein.

Como é feito o tratamento da menopausa?

O tratamento de menopausa pode envolver diferentes abordagens. Uma delas é a terapia de reposição hormonal, que consiste na administração de hormônios ou substâncias “disfarçadas” de hormônios para repor a deficiência de estrogênio e progesterona causada pelo início da menopausa. Existem algumas alternativas para o tratamento:

Sistêmica: é realizada por via oral, com a administração de comprimidos, ou transdérmica, utilizando gel e adesivos

Tópica: é realizada a partir do uso de cremes vaginais de estrogênio

Muitas mulheres ainda temem a reposição hormonal porque, antigamente, só existiam opções de alta carga, com dosagens iguais para todas. Não é mais assim. Com os implantes hormonais bioidênticos, houve uma evolução na Medicina. São hormônios sintéticos, mas idênticos aos produzidos pelo organismo da mulher. Assim, oferecem menos efeitos colaterais e, por serem manipulados em laboratório, são confeccionados um a um — com a dosagem que aquele paciente precisa”, explica Marina.

O tratamento com reposição hormonal é personalizado para cada paciente, de acordo com os resultados dos níveis hormonais e os sintomas apresentados. Ao reestruturar os hormônios, é possível tratar os principais sintomas de menopausa.

“Com o estrogênio de volta ao organismo, volta também a disposição, a libido e melhora a condição vascular — e os efeitos ainda se refletem na beleza da pele e dos cabelos da mulher”, acrescenta a especialista.

Fonte: www.minhavida.com.br

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar