DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

O que é Dor de cabeça?

A dor de cabeça é um sintoma que pode ocorrer em ambos os lados da cabeça de forma isolada ou irradiar de um ponto ou a outro. A dor pode ser, ainda, latejante ou uma sensação de dor absurda.

Conhecida também como cefaleia, a dor de cabeça pode aparecer gradualmente ou de repente, durar menos de uma hora ou durante vários dias – dependendo do tipo e da causa.

Causas

Existem diversos gatilhos para a dor de cabeça aparecer. Conheça as causas mais comuns:

Estresse

Sabe-se que o estresse libera hormônios como adrenalina e cortisol, responsáveis por um aumento da frequência cardíaca. Isso pode causar dor de cabeça por conta de uma vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça.

Muito calor

Um estudo realizado com sete mil pacientes do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, descobriu que a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas aumenta cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura.

Isso ocorre porque o calor, ao facilitar a desidratação, desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio metabólico que facilita a cefaleia.

Além da temperatura, outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar influenciam no aparecimento das dores.

Dormir mal

A falta de sono faz com que a quantidade do hormônio melatonina diminua. Esse hormônio ajuda a evitar a dor de cabeça ao favorecer a síntese de analgésicos naturais. Além disso, quem dorme mal tende a sofrer mais com estresse.

Alimentação

Determinados alimentos podem ser gatilhos para a dor cabeça e devem ser evitados: chocolate, café e chás pretos, embutidos, queijos amarelos, álcool, frutas cítricas, molho shoyo, cebola, alho e sorvete.

 

Pular refeições

Ficar muito tempo sem comer pode causar hipoglicemia, ou seja, uma baixa nos níveis de açúcar no sangue. Essa baixa pode estimular indiretamente a liberação de adrenalina, que provoca a vasoconstrição, causando dor.

Postura incorreta

A má postura pode causar uma dor conhecida como cefaleia tensional. Os nervos da coluna acabam ficando comprimidos com a posição incorreta e a dor é irradiada para a cabeça.

Além disso, no caso das dores crônicas, a causa pode ser uma hérnia de disco, hérnia cervical, bico de papagaio e osteoporose.

Esforço exagerado

Depois da academia e até do sexo, pode ocorrer um leve incômodo até uma dor intensa: é a chamada cefaleia pós-esforço.

No entanto, essa dor de cabeça também pode ser indício de algo mais sério, como um aneurisma.

O sedentarismo também pode aumentar o risco de dor de cabeça, uma vez que a prática de exercício regular, sem exagero, ajuda na vasodilatação, reduzindo os episódios de dor.

Cheiros fortes

Não se conhece a fundo a relação entre cheiros e a dor de cabeça. O que se sabe é que alguns odores são desencadeantes da cefaleia. Entre eles destacam-se perfumes fortes, gasolina, solventes e cheiro de cigarro.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar