Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!

Rita Lee

Rita Lee (1947-2023) foi uma cantora e compositora brasileira. Considerada uma das maiores representantes do Rock no Brasil ocupou um espaço único no universo da Música Popular Brasileira. Rita Lee Jones nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947, começou a tocar bateria com quinze anos de idade.

Em 1966, junto com os irmãos, Sérgio e Arnaldo Baptista, Rita formou a banda “Os Mutantes”. O grupo tornou-se um grande nome do rock de vanguarda da música brasileira. Participou do disco-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis e dos discos de Gilberto Gil e Caetano Veloso em 1968. Em 1970, acompanhada dos Mutantes, Rita gravou seu primeiro disco solo, Build Up. Nesse mesmo ano se separou do grupo.

Em 1972, Rita Lee lançou Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida. Em seguida lançou Atrás do Porto Tem Uma Cidade (1974) e Fruto Proibido (1975), que vendeu cerca de 700 mil cópias.

Ainda em 1977 Rita Lee conheceu o músico Roberto de Carvalho e iniciou uma parceria musical e amorosa. Lançou Babilônia (1978) que fez sucesso com as músicas Miss Brasil 2000 e Disco Voador. Depois de alguns anos sem gravar, em 2012, Rita Lee lançou o álbum Reza. Rita Lee, além dos inúmeros sucessos que compôs para seus discos, teve músicas gravadas por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Elis Regina, entre muitos outros cantores.

Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com um câncer primário no pulmão esquerdo e desde então se submeteu a um tratamento de imunoterapia e radioterapia. Em abril de 2022 foi anunciado que a cantora estava curada da doença. No dia 24 de fevereiro de 2023, Rita foi internada no Hospital Albert Einstein bastante debilitada, com um quadro de desnutrição. Aos poucos a doença foi se agravando. Rita Lee faleceu em sua residência, em São Paulo, na noite do dia 08 de maio de 2023. Rita Lee, a Rainha do Rock será sempre lembrada como uma das maiores cantoras de todos os tempos. 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar